segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO




A denominação “Valença” foi atribuída, segundo reza a tradição popular, por esses novos moradores, para os quais o localidade representava a solução para seus problema. Uma outra visão atribui o nome a uma homenagem feita pelo Conselheiro Baltazar da Silva Lisboa ao ministro Marquês de Valença, elevado o povoado a categoria de vila em 10 de junho de 1789, dando-lhe o título de nova Valença. Em 23 de janeiro de 1799 foi criada a Vila de Nova Valença do Santíssimo Coração de Jesus, desmembrada de Cairú.
O crescimento como porto estaleiro naval e a paz com os índios por meio da interferência de padres Capuchinhos e os bandeirantes, fez aumentar a ocupação da região desenvolvendo assim em pouco tempo a atividade agrícola para a exportação. Em anos à frente Valença se estabeleceu mais e mais com a construção de navios para Portugal. E em 1844 é inaugurada a Fábrica de tecidos Todos os Santos (primeira a funcionar no Brasil movida a energia hidráulica), com 300 operários, recebendo logo a denominação de “Cidade Industrial de Valença” através da Resolução nº 368, no período da visita de D. Pedro II, em 1849, para inaugurar uma outra fábrica têxtil, a Nossa Senhora do Amparo, posteriormente, Cia Valença Industrial e hoje Valença Têxtil.
A região de viveu os episódios da Invasão Holandesa na Bahia em 1624 e da Independência da Bahia quando abrigou a esquadra de Lord Cochrane, que viera combater os portugueses em 1823 tendo recebido o título de “A Decidida”, por sua participação ao lado de Cachoeira de Santo Amaro.

2 comentários:

  1. Td bem Professor?Estava pesquisando alguns dados sobre Valença e conseguir encontrar em seu blog alguns fatos históricos q estava precisando.
    Está de parabéns seu blog!!!
    Um abraço!Fica com Deus.Antônia-Pedagogia-Nazaré-ba

    ResponderExcluir
  2. Qual principal acontecimento histórico acontecido em Valença ?

    ResponderExcluir