segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CICLO ECONÔMICO DA AGRICULTURA







O primeiro ciclo econômico foi justamente o do Pau Brasil, no inicio da colonização de Valença. Há referencias que se tentou impor a cultura da cana-de-açúcar que, ao que parece não se firmou. Várias foram as razões para o cultivo de cana-de-açúcar não prosperasse na região que hoje é Valença e adjacências e a composição do solo foi uma delas, alem disso tentou cultivar outras culturas na região por conta dos índios da nação tupi, foi inserida a cultura da mandioca que também servia de alimento aos escravos, além de ser comercializada. Tentou-se também o café, cacau, além de dendê, da piaçava e do coco da praia.
Porém registra-se uma importante atividade extrativa na época da colônia o manuseio da piaçava ou piaçaba, uma velha conhecida dos índios que, além de utilizarem a fibra e de comerem a sua amêndoa, extraiam do pericarpo do seu fruto um fécula, hoje quase completamente desconhecida - o satim, uma farinha usada no feitio do mingau. Até hoje ao comércio da piaçava continua na região de Valença dando sustento a muitas famílias locais (de caráter extrativo).
Outra atividade de grande importância para a economia da época foi a extração do dendezeiro, essa palmeira africana que foi introduzida aqui pelos conquistadores europeus, que ficou tão associada a nossa cultura, que até hoje é símbolo importante para a cultura baiana e para a economia local. A economia também passeou pelos caminhos da atividade pesqueira, que alimentava a população local, além do manuseio de mariscos que contribui para um importante ciclo da economia nas emergentes comunidades da então capitania de Ilhéus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário